É responsável por trazer conforto, bem-estar e segurança à gestante durante o trabalho de parto. “Ao contrário do que muitos ainda pensam, ela não está lá só para fazer massagem e dar carinho. Ela é uma profissional que traz todas as informações sobre o processo, para preparar a mulher”, explica a doula e formadora de doulas, Samantha Ribeiro, do Espaço Mãe (SP). Se for contratar uma doula, tente marcar algumas conversas com antecedência ao parto. “Assim, ela consegue entender o contexto da grávida, da rede de apoio, da família, daquela gravidez, entender seus medos, anseios, o que você espera do parto... Para que, na hora, ela garanta que aquele ambiente esteja dentro do que você deseja”, explica a obstetra Laura Penteado. Além disso, a médica ressalta que a presença de uma doula no momento do parto ainda ajuda o restante da equipe.
Ginecologista ou obstetra? Entenda as diferenças entre esses médicos!
Depois disso, ou caso você trabalhe como autônoma, por exemplo, comece a criar uma reserva como se fosse uma licença - você pode precisar dela. Para quem pretende ter um parto hospital, a figura do médico ainda é obrigatória. O Conselho Federal de Medicina (CFM) exige que todo nascimento em hospital, mesmo que de baixo risco, seja supervisionado por um médico. Por isso, ter um profissional de confiança acompanhando desde o pré-natal é fundamental. Além disso, o residente deve identificar os principais fatores que dificultam o aleitamento materno no período pós-parto e suas contraindicações. Quando um médico chega no segundo ano de residência em Ginecologia e Obstetrícia, já sabe manejar e identificar as principais modificações da gestação e doenças típicas. ginecologista volta redonda médicos ali então ajudam a escolher o método mais adequado, levando em conta a saúde e as preferências de cada paciente para que o processo seja seguro e livre de efeitos colaterais.

trimestre de gravidez: sintomas, cuidados e exames
Eles são responsáveis por orientar o paciente em relação aos cuidados com a gestação, assim como colaboram para prevenção e tratamento de complicações neste período. A infecção causada pelo vírus HPV é o principal fator de risco para o câncer do colo do útero. Com a realização de exames como o papanicolau, exame pedido pelo médico ginecologista, é possível investigar ainda no início a presença de uma infecção e começar um tratamento preventivo. É comum que no início da vida sexual as meninas procurem orientação de um ginecologista, pelas dúvidas que podem surgir em relação aos riscos de doenças sexualmente transmissíveis e também para iniciar o uso de métodos contraceptivos.
Quanto ganha um médico obstetra por parto?
Já o obstetra é o profissional que se forma em Medicina e faz residência em Ginecologia e Obstetrícia. O médico obstetra acompanha o pré-natal, diagnostica patologias, presta assistência ao parto normal de baixo e alto risco, realiza parto fórceps e cesarianas. É ele que realiza todos os exames pré-natais, como ecografias, garantindo que o feto está bem, e que a mulher está em segurança e com saúde. A Ginecologia e Obstetrícia são especialidades médicas focadas em diferentes aspectos do sistema reprodutor feminino. O Dr. Hélio Sato presta cuidados a mulheres em todas as fases de suas vidas, da gestação até a menopausa. Essa separação de áreas foi fundamental para que a saúde da mulher passasse a ser contemplada em estudos e tratamentos de forma mais completa. Ainda assim, a residência médica contempla as duas especialidades juntas ao longo da formação, porque, de fato, elas são interligadas.
Parto humanizado
- Para atuar como médico especialista em ginecologia e obstetrícia, é obrigatório estar inscrito na Ordem dos Médicos.
- Conforme falamos no tópico sobre o que faz um obstetra, ele é quem realiza as consultas de pré-natal e também faz o parto.
- Além disso, a médica ressalta que a presença de uma doula no momento do parto ainda ajuda o restante da equipe.
- O uso de métodos contraceptivos, a educação sexual e as informações sobre sexualidade também podem e devem integrar a consulta, sendo que a informação precoce é o melhor modo de conscientizar as mulheres sobre a importância do cuidado à saúde.
Para o Marangoni, alguns exemplos de instituições muito bem recomendadas para cursar Ginecologia e Obstetrícia são o Hospital Israelita Albert Einstein, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a Unicamp e a USP-SP. O preço de uma consulta com um ginecologista pode variar de acordo com a região onde se mora. Realizado através do uso de um aparelho chamado colposcópio, a colposcopia é um exame de imagem que possibilita a visualização do colo do útero e da vagina de forma bem mais detalhada. A ultrassonografia pélvica é semelhante ao exame comum, em que o aparelho de ultrassom é colocado na barriga, de modo não invasivo, mas pode ser também feito por dentro da vagina, processo chamado de ultrassonografia transvaginal. Ele também acompanha o parto e o pós-parto, atentando-se aos aspectos fisiológicos e patológicos. Há uma discussão sobre o termo cesárea humanizada, especialmente se ela for eletiva e não necessária. "Sou a favor da forma que for melhor e mais indicada para mãe e para o bebê. Não tem certo e errado se seguir as indicações absolutas de cesariana, que são pouquíssimas", comenta a ginecologista obstetra Andrea Menezes. A orientação é levar quem você se sentir mais à vontade e com quem se sinta acolhida. Prova disso, é a obstetrícia que trata-se de uma área dentro da ginecologia responsável por cuidar de todo o processo relacionado à gravidez, desde o processo de gestação até o pós-parto. Como informamos acima, tanto o ginecologista quanto o obstetra possuem papéis distintos. Contudo, por mais que sejam profissionais diferentes, ambos atuam juntos em busca de uma melhor qualidade de vida para as mulheres. Dentre as principais responsabilidades do obstetra estão a realização do pré-natal, com o acompanhamento da gestante com exames de checagens médicas que a ajudarão a ter uma gravidez tranquila. “Os três anos de residência são bem intensos, mas melhoram absurdamente a cada ano. No R1 o trabalho é insano, com 3 meses no centro obstétrico, 2 meses no pronto atendimento, e o resto dividido em centro cirúrgico, pré-natal e ambulatório de contracepção. Já no R2, o centro cirúrgico domina — a tococirurgia é aperfeiçoada, e as cirurgias da ginecologia são do R2 em si.
- Por enquanto, ele é somente oferecido pela Universidade de São Paulo (USP) e tem foco no parto humanizado.
- Tanto o ginecologista quanto o obstetra são médicos que cuidam da saúde da mulher, de forma que suas funções acabam se sobrepondo no dia a dia.
- O hirsutismo é uma doença hormonal que provoca o crescimento de pelos nas mulheres em regiões do corpo em que é mais comum nos homens, como no rosto, por exemplo.
- Já o obstetra, ou ginecologista obstetra, é uma subespecialidade da ginecologia, responsável pelo acompanhamento do processo gestacional, desde o planejamento da gravidez até o período pós-parto.
Quando devo realizar meu primeiro exame ginecológico?
Já o obstetra é o médico que cuida do planejamento da gravidez, da gestação, do parto e do pós-parto da paciente. É essa especialidade que acompanha todo o pré-natal da mulher, que envolve a realização de exames laboratoriais e de imagem para acompanhar a saúde da mãe e do feto até o parto – que também é feito por esse profissional. O médico obstetra é especialista na análise dos exames pré-natais, garantindo a segurança, bem-estar e saúde da mãe e do feto. Além de realizar consultas, ele oferece orientações e conselhos às gestantes e seus familiares ao longo da gestação.

Nem sempre é possível ter ao seu lado todos esses profissionais, já que nem tudo está incluso, por exemplo, na cobertura dos planos de saúde ou na rede pública de atendimento. No entanto, montamos aqui uma lista de especialistas que podem fazer toda a diferença na gravidez e no puerpério, em conjunto com o obstetra, e explicamos como cada um deles pode ajudar. Assim, fica mais fácil você entender o que precisa e escolher em quais deles investir com prioridade. Métodos contraceptivos, métodos de fertilização e trabalho de parto, são alguns dos aspectos que esse médico trata. Vale destacar que o acompanhamento da gestação é o momento em que o profissional mais fica ao lado das pacientes – desde o diagnóstico, indicação de via de parto, nascimento e puerpério.